TÉCNICO DE SOLDADURA
Publicado no Boletim do Trabalho e do Emprego (BTE) n.º 25 de 08 de julho de 2014 com entrada em vigor a 08 de julho de 2014.

O que é?

O Técnico de Soldadura planeia e executa o trabalho de soldadura, efetuando a escolha dos processos, equipamentos e materiais de adição a utilizar de acordo com as instruções técnicas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

O que faz?

• Prepara e organiza o trabalho de soldadura de conjuntos, estruturas e tubagens metálicas cumprindo as medidas de segurança de modo a reduzir os riscos associados aos diferentes processos de soldadura.
  • Analisa e interpreta desenhos e documentação técnica, esboços, esquemas e outra documentação técnica relativa a uma determinada obra e equipamentos em construção soldada.
  • Seleciona o processo, equipamentos, tipo de junta, consumíveis e ferramentas a utilizar, tendo em conta o trabalho de soldadura a efetuar de acordo com as instruções de trabalho e/ou com a Especificação de Procedimento de Soldadura.
  • Efetua a conservação dos equipamentos, dos consumíveis e das ferramentas utilizadas, de acordo com os procedimentos adequados.
  • Analisa a documentação necessária para a certificação/qualificação de soldadores e/ou operadores de soldadura e para a qualificação de um procedimento de soldadura (RQPS).
  • Identifica imperfeições de soldaduras e aplicar corretamente critérios de aceitação para juntas soldadas de acordo com a documentação técnic
  • Presta assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o trabalho de soldadura realizado.
  • Executa soldaduras topo a topo e de ângulo entre chapas ou chapa / tubo em construções metálicas, de acordo com as diretrizes IIW/EWF, as exigências de qualidade, as normas e códigos específicos da atividade.

Onde pode trabalhar?

O Técnico de Soldadura pode desenvolver a sua atividade profissional em Empresas Metalúrgicas.

Plano de Estudos

Componente de formação sociocultural:

• Português – 320 horas
  • Inglês Continuação – 220 horas
  • Área de Integração – 220 horas
  • Criação e Gestão de Projetos e Portefólios – 100 horas
  • Educação Física – 140 horas

Componente de formação científica

• Física e Química – 100 horas
  • Geometria Descritiva – 200 horas
  • Matemática – 200 horas

Componente de formação técnica

• Área Técnica de Soldadura** – 1100 horas
  • Formação em Contexto de Trabalho – 750 horas

(*) Carga horária global, não compartimentada pelos 3 anos de ciclo de formação a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.

(**) A desenvolver de acordo com as unidades de formação de curta duração previstas no catálogo Nacional de Qualificações para esta saída profissional.

EQUIPA TÉCNICA DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

JOÃO VALENTE

DIRECTOR DE CURSO

ANGELINO BATISTA

FORMADOR

No post found

DADOS DO ALUNO

DADOS DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

Ao submeter a informação presente neste formulário o utilizador consente a utilização dos dados nela contidos para tratamento informático e concorda com a Política de Privacidade da ETPM.