TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA
Portaria n.º 1283/2006 de 21 de novembro

O que é?

O Técnico de Apoio à Infância acompanha e vigia crianças, sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, para garantir a sua segurança e bem estar e colabora na organização e desenvolvimento das atividades educacionais.

O que faz?

• Presta cuidados às crianças respondendo às necessidades de sono, alimentação, higiene corporal e de saúde;
  • Desenvolve comportamentos que fomentam a aquisição de autonomia e autoconfiança por parte da criança;
  • Colabora com a educadora de infância na execução de atividades lúdicas e pedagógicas;
  • Assegura a vigilância do grupo de crianças que lhe estão atribuídas;
  • Assegura a manutenção, organização e gestão das salas e dos materiais utilizados;

Onde pode trabalhar?

O Técnico de Apoio à Infância pode desenvolver a sua atividade profissional em instituições públicas ou privadas tais como creches, jardins de infância, escolas, instituições de solidariedade social, internatos e outras estruturas de apoio escolar e familiar.

Plano de Estudos

Componente de formação sociocultural:

• Português – 320 horas
  • Inglês Continuação – 220 horas
  • Área de Integração – 220 horas
  • Criação e Gestão de Projetos e Portefólios – 100 horas
  • Educação Física – 140 horas

Componente de formação científica

• Psicologia – 200 horas
  • Sociologia – 200 horas
  • Matemática – 100 horas

Componente de formação técnica

• Saúde Infantil – 220 horas
  • Expressão Plástica – 340 horas
  • Expressão Corporal, Dramática e Musical – 220 horas
  • Técnica Pedagógica de Intervenção Educativa – 320 horas
  • Formação em Contexto de Trabalho – 700 horas

(*) Carga horária global, não compartimentada pelos 3 anos de ciclo de formação a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.

EQUIPA TÉCNICA DE APOIO À INFÂNCIA

MARTA MARQUES

DIR. CURSO / FORMADORA

MÓNICA SOUSA

ANA TIBÚRCIO

TELMA SOEIRO

ANA BOTAS

NELMA PEREIRA

No post found

DADOS DO ALUNO

DADOS DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

Ao submeter a informação presente neste formulário o utilizador consente a utilização dos dados nela contidos para tratamento informático e concorda com a Política de Privacidade da ETPM.